Thara Frog Card = bonus2 bSubRace,RC_DemiHuman,30;
Beret = bonus2 bSubRace,RC_DemiHuman,10;
Combat Knife = bonus2 bSubRace,RC_DemiHuman,10;
Combo Glorious = bonus2 bSubRace,RC_DemiHuman,9;
Ghost of Fallen Bishop = bonus2 bSubRace,RC_DemiHuman,20;
Como podemos ver todos esses itens usam o mesmo script, então o calculo de redução deles é SOMADO, lembrando que nesse caso TODOS danos (Mágicos Também) de humanos serão reduzidos.
Golden Thief Bug Card = bonus bNoMagicDamage,70;
A card GTB deixa você com 70% de proteção a danos mágicos, e tambéms deixa você imune a buffs e debuffs mágicos (Exemplo: Um professor não pode tirar seus buffs)
Você CONGELA mesmo usando GTB!!!
Noxious Card = bonus bLongAtkDef,10;
Alligator Card = bonus bLongAtkDef,5;
Long Mace = bonus bLongAtkDef,10;
Esses itens usam o script de redução de danos vindos a distância, isso inclue 99% dos danos vindos de Wizards e Proff, danos de Sniper, alguns danos de pala como escudo bulmerang, etc.
DEFESA ELEMENTAL
Valkyrja's Shield = bonus2 bSubEle,Ele_Water,20; bonus2 bSubEle,Ele_Fire,20; bonus2 bSubEle,Ele_Dark,20; bonus2 bSubEle,Ele_Undead,20;
alt
Leaf Cat Card = bonus2 bSubEle,Ele_Water,10;
Giearth Card = bonus2 bSubEle,Ele_Earth,15;
Leib Olmai Card = bonus2 bSubEle,Ele_Fire,10;
Giant Hornet Card = bonus2 bSubEle,Ele_Wind,10;
Permeter Card = bonus2 bSubEle,Ele_Dark,15; bonus2 bSubEle,Ele_Undead,15;
Esses itens e cards dão proteção a elementos, esses podem ser vindos de classes mágicas, ou de conversores elementais.
Cold Resist Potion = sc_start4 SC_ARMOR_ELEMENT,1200000,20,0,0,-15;
Earth Resist Potion = sc_start4 SC_ARMOR_ELEMENT,1200000,0,20,-15,0;
Fire Resist Potion = sc_start4 SC_ARMOR_ELEMENT,1200000,-15,0,20,0;
Thunder Resist Potion = sc_start4 SC_ARMOR_ELEMENT,1200000,0,-15,0,20;
Apesar do script parecer diferente, ela soma com as cards e itens que dão proteção elemental. (Exemplo: Se vc usar 1 Valkyrja's Shield e 6 Leaf Cat Card, você terá 80% de proteção a água, usando um Cold Resist Potion, você passará a ter 100% de proteção ficando totalmente imune ao elemento água, inclusive não congelando porém você ainda pode congelar para Bardos)
Angeling Card = bonus bDefEle,Ele_Holy;
A card angeling além de deixar você imune a propriedade sagrada, da proteção de 25% a Água, Fogo, Terra, Vento, Veneno e Fantasma, mas diferente dos itens e cards acima, o calculo de redução da angeling eh feita separadamente.
Ghostring = bonus bDefEle,Ele_Ghost;
Essa card da proteção de 75% a propriedade Neutra, porém você levará 25% mais dano da pripriedade Fantasma, essa card não soma com outras cards que diminuem o dano neutro.
Deviling Card = bonus2 bSubEle,Ele_Neutral,50; bonus2 bSubEle,Ele_Water,-50; bonus2 bSubEle,Ele_Earth,-50; bonus2 bSubEle,Ele_Fire,-50; bonus2 bSubEle,Ele_Wind,-50; bonus2 bSubEle,Ele_Poison,-50; bonus2 bSubEle,Ele_Holy,-50; bonus2 bSubEle,Ele_Dark,-50; bonus2 bSubEle,Ele_Ghost,-50; bonus2 bSubEle,Ele_Undead,-50;
Aparentemente confuso o script dessa card, ela dá proteção a neutro em 50%, mas você vai levar 50% a mais de dano de qualquer outra propriedade.
Se você usar essa card em conjunto com equips e cards q diminuem o dano elemental, será feita uma soma.
Exemplo: Usar essa card com um Valkyrja's Shield, você levará 30% a mais de dano com Água, Fogo, Shadow e Undead ao invés de 50%.
O CALCULO DE TUDO
Os scripts de defesa iguais são somados, e quando você tem proteçoes diferentes elas perdem seu valor completando o restante do dano.
Exemplo:
Beret: 10% contra humanos
Combat Knife = 10% contra humanos
Combo Glorious = 9% contra humanos
Ghost of Fallen Bishop = 20% contra humanos
TOTAL: 49% de proteção contra humanos
GTB: 70% contra magias
TOTAL: 70% de proteção contra magias
Noxious Card = 10% contra ataques a distancia
2x Alligator Card = 10% contra ataques a distancia
TOTAL: 20% contra ataques a distancia
Valkyrja's Shield: 20% contra fogo
4x Leib Olmai: 40% contra fogo
Fire Resist Potion: 20% contra fogo
TOTAL: 80% contra Fogo
Vamos supor que você esteja sendo atacado por um wizard com lanças de fogo, e vamos supor que ele esteja tirando 1.000.000 de dano com cada ataque (Nossa o.o)
1.000.000
Você tem 49% de proteção contra humanos1.000.000 - 49% = 510.000
Você está de GTB510.000 - 70% = 153000
Você tem 20% de proteção de ataques a distância153000 - 20% = 122400
Você tem 80% de proteção ao elemento fogo122400 - 80% = 24480
No final você levará 24480 de dano das lanças. A velocidade de ataque
A fórmula parece simples, mas, nem tanto, explicarei cada cálculo inclusive o mecanismo de alguns bônus de % de ASPD.
Fórmula:
ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)
Delay =(250-AGI-(DEX/4))*(200-ASPDBase)/250
No Delay é onde entram a sua AGI e a DEX. Cada ponto de AGI diminui 0,16 no seu Delay e cada ponto de DEX reduz 0,04 no seu Delay.
ASPDBase é velocidade inicial de cada personagem, que varia de acordo com a classe e é afetada pela arma que está sendo utilizada.
DelayDecrease =1-SpeedMod
SpeedMod são todos os modificadores de velocidade, ex: Concentração, Despertar, Fúria Selvagem, os 3% do anél do luar, os 3% das Lendárias Asas, etc. Esses modificadores inflingem efeito acumulado, ex: Despertar (10%) + Anél do Luar (3%) + Lendárias Asas de Anjo (3%) = 16%.
Agora na matemática.
Vou calcular a velocidade de ataque de um Arruaceiro equipado com uma gladius (ASPD Base = 150), para verificarmos a importância dos atributos (AGI e DEX) e dos modificadores.
Caso 1.
Vou utilizar no exemplo AGI =115 e DEX =60 (considerando pontos de cartas, equipamentos, bufs, etc). Não importa de onde venham os pontos, a velocidade é calculada considerando o total de cada atributo. Neste primeiro momento não vou considerar o uso de poções ou equipamento que aumentem a velocidade.
ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)
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Delay =(250-115-(60/4))*(200-150)/250
Delay =(120)*(50)/250
Delay =24
----------
DelayDecrease =1-SpeedMod
DelayDecrease =1 (não foi utilizado qualquer item que aumente a velocidade).
----------
ASPD =200-(24*1)
ASPD =176
Neste caso a velocidade foi calculada apenas com os pontos de AGI, DEX e com a ASPDBase do personagem. O DelayDecrease foi 1.
Caso 2.
Vou considerar a mesma situação do caso 1, sendo que agora o Arruaceiro vai tomar uns goles de poção da Fúria Selvagem (reduz em 20% o DelayDecrase).
ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)
----------
Delay =24 (cálculo no caso 1).
----------
DelayDecrease =1-SpeedMod
SpeedMod =20% (Concentração =10%, Despertar =15%, Fúria=20%)
SpeedMod =20/100
SpeedMod =0,20
DelayDecrease =1-0,20
DelayDecrease =0,80
----------
ASPD =200-(24*0,80)
ASPD =200-(19,20)
ASPD =180,80
Caso 3.
Apenas para complementar os casos 1 e 2, vamos supor que eu tenha agora 2 Anéis do Luar e o hat Lendárias Asas de Anjo (Flying Angel Wing)
Vamos lá!
ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)
----------
Delay =24 (cálculo no caso 1)
----------
DelayDecrease =1-SpeedMod
SpeedMod = 20% (Poção da Fúria S.) + 3% (Lendárias Asas de Anjo) + 6% (2 Anéis do Luar)
SpeedMod = 29%
SpeedMod = 0,29
DelayDecrease =1-0,29
DelayDecrease =0,71
----------
ASPD =200-(24*0,71)
ASPD =200-(17,04)
ASPD =182,96
Sim, sei que ficou quebrada. Lembra lá no começo quando eu falei que no cálculo cada ponto de DEX diminui 0,04 ponto de Delay?
Pra arredondar isso, basta colocar mais 1 ponto em DEX, ficando com ASPD 183,00.
Sobre os modificadores de velocidade (Poções, cartas, equipamentos, etc) eles sempre vão aumentar a velocidade (desde que o Delay não seja 0 *Oh! my god!*).
Exemplo:
Arruaceiro 1, equipado com gladius e com 115 de AGI e 60 de DEX,
Arruaceiro 2, equipado com gladius e com 60 de AGI e 30 de DEX.
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ASPD do Arruaceiro 1, sem uso de modificadores = 176,00
ASPD do Arruaceiro 1, utilizando poção da Fúria = 180,80
Ganho de 4,80 na ASPD Final.
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ASPD do Arruaceiro 2, sem uso de modificadores = 163,50
ASPD do Arruaceiro 2, utilizando poção da Fúria = 170,80
Ganho de 7,30 na ASPD Final.
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Portando não existe "BUG" nos Anéis do Luar ou nos Itens Donate que aumentão o ASPD(Amuleto de Agi por ex.) ou na Carta Doppelganger, etc. Agora algumas descrições induzem a erros. É tudo matemática, a pura matemática.
Pra facilitar os cálculos, experimente utilizar uma planilha de cálculos (ex: Excel)
Espero que sirva para tirar dúvidas, de quem tiver.
Testei no jogo e até onde fui com os testes estava tudo de acordo com as fórmulas, rodei um servidor básico, sem mexer em nada, no eAthena e depois no Cronus para ver se não tinha nenhum tipo de variação de distribuição de pontos no RagManiacos e os dados mostraram os mesmos resultados.
Fontes: http://ragmaniacos.com.br/forum/index.php?showtopic=109372&hl=